Ciência e Saber

Home » Ciência e Saber » Nanotrem de DNA viaja sozinho por trilhos moleculares

Nanotrem de DNA viaja sozinho por trilhos moleculares

29 de janeiro de 2012

Nanomáquinas

Cientistas usaram moléculas de DNA para construir um nano-trem, um motor molecular capaz de navegar por uma rota programada.

A nanoengenharia já criou motores moleculares e nanocarros antes.

Mas este é o primeiro “nano-veículo” a andar de forma autônoma, seguindo uma rota de trilhos, contendo múltiplas chaves para guiá-lo até seu destino.

Os cientistas das universidades de Quioto, no Japão, e Oxford, na Inglaterra, usaram uma técnica conhecida como origami de DNA.

Nessa técnica de nano-origami, as fitas de DNA são sequenciadas de uma maneira que as força a se automontar nos padrões 2D ou 3D desejados – ou seja, depois de corretamente programadas, as próprias moléculas de DNA se encarregam de fazer as “dobraduras”.

Nanotrem

Os cientistas construíram uma malha de trilhos e chaves por cima das diversas peças do origami de DNA, o que permite que as moléculas-motores viajem ao longo dos trilhos.

“Nós demonstramos não apenas que é possível construir máquinas em nanoescala que funcionem de forma autônoma, como também que é possível fazer esses dispositivos gerarem resultados previsíveis a partir de condições iniciais diferentes e controláveis,” diz o Dr. Masayuki Endo, coordenador da pesquisa.

O grupo acredita que, com base nesse primeiro trem molecular programável, será possível construir sistemas mais complexos.

Entre as possibilidades estão linhas de montagem moleculares para nanofábricas, e sensores sofisticados, que não apenas leiam as condições desejadas, mas também tomem providências com base na leitura que fizerem.

Bibliografia:

Direct observation of stepwise movement of a synthetic molecular transporter
Shelley F. J. Wickham, Masayuki Endo, Yousuke Katsuda, Kumi Hidaka, Jonathan Bath, Hiroshi Sugiyama, Andrew J. Turberfield

Nature Nanotechnology
Vol.: 6, 166-169

DOI: 10.1038/NNANO.2010.284

David Kornhauser

Fonte: Site Inovação Tecnológica

Tags: , ,

veja mais:

Faça um comentário