Atividades e Serviços

Home » Atividades e Serviços » Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura é a arte chinesa de tratar desarmonias através da inserção e manipulação de agulhas em locais específicos do corpo, denominados pontos de acupuntura. Esses pontos têm relação com algum dos órgãos internos e, assim, estimula-se cada órgão ou alguma parte com a finalidade de equilibrar todo corpo. Lugares onde há congestão ou excesso de energia vital é estimulado em dispersão e locais onde há pouca energia é estimulado em tonificação.

A acupuntura é uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, bem como a Massoterapia Chinesa (Tui-Na), Fitoterapia Chinesa, Exercícios Corporais (Chi Kung, Tai Chi Chuan, Liang Gong). A visão da Medicina Tradicional Chinesa é que, através de qualquer uma dessas terapêuticas citadas anteriormente, possamos encontrar o equilíbrio das polaridades negativas e positivas do corpo, conhecidas pelos chineses por Yin e Yang respectivamente. E também equilibrar o corpo através da teoria dos cinco elementos, onde cada um dos órgãos internos representa um elemento, e assim influencia e é influenciado por outros órgãos ou elementos.

Exemplo: o Coração representa o elemento Fogo no corpo e, assim, sofre influência da água com sua capacidade de apagar o fogo e influencia a terra, pois se considera as cinzas a gênese do elemento Terra. Para saber mais sobre a teoria do Yin-Yang e a Teoria dos 5 Elementos clique aqui).

Como no nosso corpo existem as veias e artérias, na visão Chinesa temos os meridianos da Acupuntura, que é onde se localizam os pontos da Acupuntura, e por onde se distribuem a energia (denominado de Chi ou Qi) por todo o corpo. Quando a pessoa se encontra doente há bloqueio ou diminuição desse fluxo de energia, quer por motivos exteriores (acidentes ou agentes patogênicos) ou internos (emoções negativas); dessa forma a Acupuntura entra com o papel de reestabelecer esse fluxo de energia.

Comprovada pelos Cientistas Ocidentais, a Acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar neurotransmissores que diminuem as dores, organiza a produção e liberação de alguns hormônios, ativam a circulação de sangue em áreas específicas do corpo, e estimula o sistema imunológico.

Assim sendo, após passar pelo Método de Diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa, o cliente receberá sessão de acupuntura e/ou Fitoterapia visando o equilíbrio do corpo como um todo, possibilitando a cura, a estabilização ou, no mínimo, a diminuição dos efeitos das doenças.

Indicações:

  • Dores em geral: de cabeça, musculares, generalizadas.
  • Problemas emocionais: ansiedade, irritabilidade, preocupações excessivas.
  • Problemas com o sono: insônia, sono não reparador, sonolência durante o dia.
  • Problemas respiratórios: falta de ar, congestão e/ou irritação das vias aéreas, tosse excessiva.
  • Prevenção: tratamento preventivo, visando equilibrar as tendências que as pessoas têm de adoecer. Por exemplo: as pessoas com muito elemento Madeira tendem a ser irritadas, nervosas; as pessoas com muito elemento Fogo tendem a ser ansiosas, têm dificuldade em pegar no sono; as pessoas com pouco Metal tendem a gripar com facilidade e assim por adiante.
  • Outros: fadiga, má digestão, retenção de líquidos, estresse físico e emocional, falta de apetite, apetite demasiado. A Acupuntura não cura todas as doenças, ela é limitada como toda terapêutica, no entanto, com a Acupuntura podemos trabalhar qualquer doença, pois no mínimo o cliente irá melhora a sua qualidade de vida diminuindo suas dores e incômodos relacionados à doença instalada.