Instrumentos e Técnicas

Home » Instrumentos e Técnicas » FITOTERAPIA

FITOTERAPIA

A palavra Fitoterapia se origina dos termos: “Phyton” (vegetal) e “Therapeia” (terapia); isso resume à “emprego de vegetais para tratamento”.

Basicamente, a Fitoterapia é o método de tratamento através da utilização das plantas, podendo ser utilizadas suas diferentes partes (raízes, caules, cascas, folhas, sementes, lores, frutos) e de diversas formas: em pó, glóbulos, extrato seco (cápsulas), chás, decocto (semelhante aos chás, porém mais concentrado), pomadas, tinturas. A Fitoterapia Chinesa, considerada como matéria médica chinesa, ainda inclui a utilização de certos minerais e outros organismos, como algas, por exemplo.

A Fitoterapia pode tratar doenças, amenizar sintomas e efeitos colaterais de medicamentos alopatas (trabalhar como coadjuvante), manter a saúde (tomado-se mesmo quando não há doença – somente para manutenção da saúde).

Benefícios / Indicações:

  • Ausência ou baixo efeito colateral;
  • Não causam dependência ao tratamento e/ou aos fitoterápicos;
  • Abrange boa gama de doenças por trabalhar com síndromes e não com a doença em si, assim duas pessoas com mesma doença terão, certamente, formulações fitoterápicas diferentes e particulares, salvo casos específicos e/ou clássicos.