Exercícios de Vida

Para Refletir

Home » Para Refletir » COVID-19 / COM VIDA-20

COVID-19 / COM VIDA-20

   Temas para reflexão

PERCORRENDO, HÁ JÁ ALGUM TEMPO
(desde fevereiro de 1965),
OS CAMINHOS DOS ENSINAMENTOS E PRÁTICAS ROSACRUZES, E OUTROS ENSINAMENTOS,  PROCUREI INCORPORAR AOS MEUS REGISTROS PESSOAIS, CONCEITOS QUE PUDESSEM REFLETIR A REALIDADE DA RELAÇÃO ENTRE A PUREZA E A SIMPLICIDADE DO “EU INTERIOR” E A COMPLEXIDADE E AS MÁSCARAS TÃO BEM PINTADAS DO “EU EXTERIOR”.
LENDO O LIVRO “ALÔ SR. DEUS, AQUI É ANNA ” (*) ENCONTREI, NAS PALAVRAS DE ABERTURA, A DESCRIÇÃO DE DUAS FIGURAS CUJOS CONTRASTES ESPELHAM CONDIÇÕES, TANTAS VEZES DESARMÔNICAS, QUE NÓS NOS IMPOMOS, COMO PRODUTOS DA BUSCA E DO EXERCÍCIO INADEQUADOS DE NOSSAS VIDAS, FAZENDO O QUE DEVIA ESTAR CAMINHANDO JUNTO FICAR TÃO SEPARADO!
ANNA, DE 5 ANOS, DIZ:
“É FÁCIL PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE UM ANJO E UMA PESSOA. A MAIOR PARTE DE UM ANJO ESTÁ DO LADO DE DENTRO, A MAIOR PARTE DE UMA PESSOA ESTÁ DO LADO DE FORA”.
SOMENTE O ESTADO DE INOCENTE SABEDORIA DA CRIANÇA PODERIA PERCEBER, COM PRECISÃO, OS CONTEÚDOS DAS DIFERENÇAS QUE AFASTAM O EU INTERIOR (O ANJO), DO EU EXTERIOR (A PESSOA).
ESSA CRIANÇA, ANJO E PESSOA, QUE NOSSOS SERES HOSPEDAM, TÊM DADO A CADA UM DE NÓS, A OPORTUNIDADE DE DESFRUTAR DE INÚMEROS ENSINAMENTOS E DE MUITAS EXPERIÊNCIAS, NOS MAIS DIVERSOS CAMPOS DA EXPRESSÃO HUMANA.
(*) Fynn, Editora Martins Fontes.
COM ESSA MOTIVAÇÃO, DESEJO COMPARTILHAR COM VOCÊ, EM PUREZA E GRATIDÃO (AS PALAVRAS-CHAVES QUE ABREM AS PORTAS DO TEMPLO DA HUMILDADE), ALGUNS TEMAS PARA REFLEXÃO QUE, CERTAMENTE, PODERÃO SE TRANSFORMAR EM CONSTRUTIVOS IMPULSOS PARA O EXERCÍCIO DA VIDA.
EM CONSONÂNCIA COM O AMBIENTE HARMÔNICO DESTE LOCAL, VAMOS NOS PREPARAR PARA PERMITIR QUE O NOSSO SER SINTONIZE-SE COM A CONSCIÊNCIA UNIVERSAL E, JUNTOS, POSSAMOS SENTIR NOSSO MESTRE INTERIOR, NOSSO ANJO DA GUARDA.
POR FAVOR, PROCURE RELAXAR, MANTENDO A COLUNA ERETA, SEM ESFORÇO.  FAÇA TRÊS RESPIRAÇÕES LENTAS E INTENSAS E PROCURE ESVAZIAR-SE, AQUIETANDO-SE FÍSICA E MENTALMENTE.
AGUARDE ALGUNS MOMENTOS.
DESEJANDO QUE TENHA ALCANÇADO O ESTADO DE HARMONIZAÇÃO NECESSÁRIA, PEÇO-LHE QUE SE SINTONIZE, AGORA, COM A VIBRAÇÃO DO QUE VOCÊ COMPREENDE COMO O SEU EU INTERIOR.
PERCEBER-SE ESTAR EM SINTONIA COM ESSA VIBRAÇÃO LHE PERMITIRÁ VIVENCIAR MOMENTOS DE ENLEVO E ABSOLUTA SERENIDADE.
PROCURE LER COM PRESENÇA E ATENÇÃO.
1 – PARA QUE POSSA OUVIR-ME INTEGRALMENTE DEVE AQUIETAR-SE DENTRO DE SI MESMO; NESSE SEU ESPAÇO TÃO ÍNTIMO ESTÁ CONTIDA UMA SÍNTESE DO UNIVERSO E DA MEMÓRIA CÓSMICA.  SE, ATENTAMENTE, AGIR DESSA FORMA, A QUIETUDE ABRIRÁ PARA VOCÊ OS PORTAIS DO TEMPLO DA COMPREENSÃO.
2 – MEDITE SOBRE O QUE COMPARTILHAREI COM VOCÊ, JÁ QUE O SER HUMANO, ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS DE CONSCIÊNCIA, PODE ATINGIR ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO QUE O CREDENCIAM A SER PARTICIPANTE ATIVO DA MENTE ÚNICA E COLETIVA DO UNIVERSO.
3 – O CAMINHAR INDIVIDUAL PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL EXIGE ABNEGAÇÃO E TOTAL PUREZA, HUMILDADE E DISCIPLINA (PHD).  É PROVÁVEL ATÉ QUE, MUITAS VEZES, SEJA NECESSÁRIO EXTIRPAR PARTES DE SUA PERSONALIDADE, FORMADA PELAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE UM LARGO PERÍODO DE VIDA.  É COMO SE ARRANCASSE GRANDES PEDAÇOS DE SI MESMO.
4 – COMECE POR COMPREENDER AQUELES QUE CONSIDERA SEUS INIMIGOS.  PRATIQUE O BEM COM AQUELES QUE ODEIAM VOCÊ E ORA PELOS QUE O PERSEGUEM, POR QUE NOSSO PAI/MÃE FAZ NASCER O SOL SOBRE OS BONS E OS MAUS, OS RICOS E OS POBRES.
A CHUVA ELE MANDA PARA OS JUSTOS E OS INJUSTOS.
SE VOCÊ AMA SOMENTE AOS QUE LHE AMAM, QUE RECOMPENSAS VOCÊ DESEJA MERECER?
5 – MEDITE NA SUCESSÃO DOS ANOS.  CONSIDERE-A UMA DÁDIVA DA VIDA, POIS O EXERCÍCIO DESSA TEMPORALIDADE PROPICIA AOS SERES HUMANOS VIVENCIAR, NO GRANDE PALCO DE SUA EXISTÊNCIA MATERIAL, EXPERIÊNCIAS VALIOSAS NOS NÍVEIS INTELECTUAL, EMOCIONAL, FÍSICO E PSÍQUICO E TER ACESSO A MEMÓRIA UNIVERSAL, UM TESOURO DE RIQUEZAS INCALCULÁVEIS.
PORTANTO, ENGRANDEÇA A SUA PARTICIPAÇÃO EM CADA MOMENTO DE VIDA!
6 – SEJA TOLERANTE, VERIFICANDO O SEU PRÓPRIO JEITO DE SER, SUAS PREFERÊNCIAS, SUAS PEQUENAS E GRANDES MANIAS, SEUS PONTOS FORTES E SEUS PONTOS FRACOS; AS COISAS QUE ACONTECEM EM TORNO E DENTRO DE VOCÊ E QUE VOCÊ NÃO ACREDITA PODER ACEITAR!
 7 – ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA SERVIR, COM ELEVADO ESPÍRITO DE CAVALHEIRISMO, SEM RESTRIÇÕES, SEM COBRANÇAS, COM IMENSO CARINHO.
8 – DESCUBRA A GRATIFICANTE BELEZA EM COMPARTILHAR, DAR E RECEBER (A LEI DE AM-RÁ). NÃO SOMOS PROPRIETÁRIOS DEFINITIVOS DE COISA ALGUMA, SOMENTE USUÁRIOS.  E O SEJAMOS DE FORMA RESPONSÁVEL! A IMPERMANÊNCIA É INEXORÁVEL!
9 – DESCUBRA O AMOR NO AGRADECER, NO NASCER E NO PÔR DO SOL, NO ARAR, NO PLANTAR E NO COLHER.
10 – NÃO DESPERDICE O TEMPO ATORMENTANDO-SE COM O PASSADO – PORQUE VOCÊ NÃO PODERÁ ALTERÁ-LO.  EXTRAIA DELE OS RESULTADOS QUE CONSIDERAR APROVEITÁVEIS PARA VIVENCIAR O PRESENTE.
11 – RESPONDA UM SORRISO COM UM SINCERO SORRISO; SEU ROSTO SEMPRE EXPRESSARÁ SUAS VERDADES E SUAS MENTIRAS;
12 – PROCURE DESCOBRIR SINTONIAS NAS MANIFESTAÇÕES E COMBINAÇÕES DAS FORMAS, DAS CORES, DOS SONS E DOS MOVIMENTOS; ELAS LHE PERMITIRÃO USUFRUIR DESSA ARTE CÓSMICA E, DE UMA MANEIRA MUITO ORIGINAL, DAS MANHÃS, DAS TARDES, DAS NOITES E DAS ESTAÇÕES DO ANO.
13 – VERIFIQUE A CONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS QUE VOCÊ INCORPOROU PARA O QUE QUALIFICA DE VIRTUDES E DEFEITOS, AVALIANDO-OS ATRAVÉS DA CONSTÂNCIA DE SUAS APLICAÇÕES;
14 – TRANSMITA AO PRESENTE TODA A SUA “FORÇA DE VIVER”, PREPARANDO O FUTURO NO EXERCÍCIO DO AGORA, O PILAR DO TEMPO;
15 – OBSERVE OS HÁBITOS INADEQUADOS E ARRAIGADOS, QUE SE SEDIMENTAM PELAS REPETIÇÕES, ELES PODEM OFUSCAR A LUZ QUE INDICA NOVAS POSSIBILIDADES E INIBIR O DESENVOLVIMENTO DE IDÉIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO FUTURO;
16 – LEMBRE-SE QUE A MENTE HUMANA É ALTAMENTE CONDICIONADA POR CRENÇAS, VALORES E VIVÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSÁVEIS TANTO PELAS DOENÇAS QUANTO PELA SAÚDE.  ACEITE, POIS, DESAFIOS E NOVAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA, SEM CENSURA; ESSES PROCESSOS CONSTITUIRÃO BASE SÓLIDA PARA O EXERCÍCIO DE SAUDÁVEL E CONSTANTE CRIATIVIDADE E TRANSMUTAÇÃO;
17 – PROCURE SENTIR-SE ÚTIL DIANTE DAS FRUSTRAÇÕES E PROBLEMAS, VENDO O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MINIMIZÁ-LOS OU RESOLVÊ-LOS, POIS HAVERÁ, SEMPRE, UM IMPREVISTO APAZIGUANTE E PRESERVADOR OU UMA SOLUÇÃO INESPERADA, QUANDO TUDO PARECER ESTAR PERDIDO;
18 – OPTE PELA AÇÃO CONSTRUTIVA E PELO DESENVOLVIMENTO PESSOAL INCESSANTE; DESSA FORMA VOCÊ “DESTRUIRÁ” OS ADVERSÁRIOS DA DESCOBERTA E DO CRESCIMENTO:
O COMODISMO,
A INSEGURANÇA,
A INSTABILIDADE,
A AGRESSIVIDADE,
A INCONSTÂNCIA,
A CULPA E O MEDO;
19 – REFORCE E RECONSTRUA, CONTINUADAMENTE, UMA POSTURA DE OTIMISMO PERANTE A VIDA.  ACREDITE EXISTIR, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, UMA MELHOR MANEIRA DE REALIZAR ALGUMA COISA;
20 – NÃO PERMITA QUE O SEU CORAÇÃO ABRIGUE ÓDIO, RAIVA OU RESSENTIMENTOS; ESSES SENTIMENTOS CONSTITUEM FORTES EMPECILHOS PARA ENCONTRAR E USUFRUIR DAS FONTES DA REALIZAÇÃO;
21 – PREENCHA O “VAZIO QUE VOCÊ ACREDITA SER PRODUZIDO PELA DISTÂNCIA E PELA AUSÊNCIA DAQUELES A QUEM AMA, COM ESTÍMULOS E MOTIVAÇÕES QUE O INDUZA A UMA VISUALIZAÇÃO AFETUOSA, FRANCA E POSITIVA, DE CADA UM DELES;
 22 – RESPEITE AS INDIVIDUALIDADES DE SEUS SEMELHANTES, DESNUDANDO E DESCOBRINDO O TEOR DA SUA PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE;
ψ E, FINALMENTE, NÃO IMPEÇA A LUZ DO SOL E O BRILHO DA LUA (POIS ILUMINAM E AQUECEM OS NOSSOS SERES), DE BANHAR VOCÊ TOTALMENTE E CONTRIBUAM, COM SEUS FEIXES DE RAIOS VIBRATÓRIOS, PARA A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DA VIDA HARMÔNICA.  AO FLORIREM, INDICARÃO E PERFUMARÃO, ATRAVÉS DE FORMAS, DE CORES, DE SONS E DE MOVIMENTOS ESPECÍFICOS, OS INÚMEROS CAMINHOS QUE NOS LEVAM À UNIFICAÇÃO COM O DEUS DE NOSSOS CORAÇÕES.
Ψ COMO SEU MESTRE INTERIOR RECEBI A MISSÃO DE SER O SEU ANJO DA GUARDA, PORTANTO, ESTAREI SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO E, COM SINCERIDADE E HUMILDADE ABSOLUTAS, PEÇO AO MESTRE SUPREMO QUE A ALEGRIA, O AMOR E A PAZ PROFUNDA HABITEM O SEU SER
NA PRIMAVERA
NO VERÃO
 NO OUTONO E
 NO INVERNO
 DE SUAS EXISTÊNCIAS!
Ψ QUERIDOS AMIGOS, O MESTRE INTERIOR SILENCIA E NUM GESTO DE PROFUNDO AMOR, SE INSTALA DELICADAMENTE EM NOSSO CORAÇÃO, O TEMPLO DA VIDA.
VIBRANDO EM HARMONIA COM A TOTALIDADE DO NOSSO SER, RETORNEMOS NOSSA CONSCIÊNCIA À EXPRESSÃO OBJETIVA E NOS MANTENHAMOS TRANQUILOS E SERENOS.
QUE A LUZ SE FAÇA PRESENTE ETERNAMENTE!